"Sofre, pois, comigo as aflições, como bom soldado de Jesus cristo"

               A figura do soldado como ilustração da vida cristã é bastante pertinente. Realmente o crente trava uma batalha diária contra o pecado e o mundo, estamos numa guerra e como bons soldados devemos estar treinados para enfrentá-la. As armas da nossa guerra não são carnais e nem os nossos inimigos, porém a nossa vitória é certa pelo sangue de Jesus(Rm 8.37). Eis algumas características do soldado que se assemelham ao crente em jesus:

  • O soldado deve exercer vigilância. Numa guerra o soldado deve estar sempre atento ao ataque do inimigo, qualquer descuido pode ser fatal. A constante vigilância faz com que o soldado adquira certos hábitos, até mesmo quando não está em guerra. Até dormindo ele deve estar vigiando.
  • O soldado não se embaraça com outras coisas. O soldado romano era por lei isolado de qualquer atividade que não fosse a militar, para que sua atenção estivesse direcionada exclusivamente a sua tarefa. Da mesma forma o crente é exortado a não se embaraçar com as coisas desta vida.(2Tm 2.4). Isso não quer dizer que os crentes devem se isolar como os monges na Idade média, mas consagrar suas vidas ao senhor.
  • O soldado deve ser disciplinado. Todos os aspectos da vida do soldado devem ser disciplinados, desde a alimentação até a capacidade de sofrer pressões psicológicas. O soldado deve estar preparado para tudo. Ele deve suportar as dificuldades com resignação, deve ser paciente para não perder o equilíbrio emocional.
  • O soldado deve ser obediente. A hierarquia militar é muito rígida, a desobediência é considerada crime militar. Um soldado que não obedece está sujeito ao fracasso, perdeu a sua identidade, pois o valor de um soldado está na sua obediência aos seus superiores.
  • o soldado deve ter espírito de equipe. O soldado deve saber conviver com seus colegas, até porque numa guerra é importantíssimo a presença de um companheiro, pois como diz a bíblia se um cair o outro levanta(Ec 4.9,10). Um bom soldado arrisca a vida por seu companheiro.

                A vida cristã é uma batalha constante, muitos ficam para trás por lhes faltar preparo e disciplina. Quando decidimos servir ao senhor, devemos ter a consciência das dificuldades que acompanham essa decisão. A vigilância, a consagração, a disciplina, a obediência e a comunhão com os irmãos são essenciais para o sucesso da peleja. Devemos ser fortes(2Tm 2.1), fraqueza é pecado. Não podemos abandonar o exército, deserção é crime. Não podemos recuar, o recuo pode nos levar a um caminho sem volta. Devemos seguir o nosso comandante "Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus."(Hb 12.2).

Comentários

Postagens mais visitadas