A mensagem final do AT

         O último versículo do AT se encontra em Malaquias cap. 4, ver. 6 "E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição". A última profecia do AT parece indicar de forma resumida a causa do fracasso de Israel e o motivo dos 400 anos de silêncio profético que viria a seguir, a negligência dos pais em educar seus filhos na doutrina do senhor. O ensino cristão no lar é essencial para conservarmos nossa pureza e missão como igreja.

         No livro de juízes está escrito "E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel" (Jz 2.10). Se formos pesquisar a lei de Moisés isso nunca poderia ter acontecido, porque a ordem de Deus era clara "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te" (Dt 6.7). O ensino da lei deveria ser perpetuado em todas as gerações através do seu ensino no lar, mas não foi isso o que aconteceu, o resultado foi uma geração que se levantou desviada dos princípios bíblicos e compromissada com a imoralidade e a devassidão. A consequência inevitável foi o cativeiro de Israel e o sofrimento que o acompanhou. Não é coincidência o último versículo do AT tratar exatamente desse assunto, como o profeta Malaquias estava vivendo no período de transição do AT para o NT fica claro que o propósito do senhor através do novo concerto era restaurar a comunhão familiar, o afeto entre pais e filhos que incluía o ensino bíblico como uma tarefa primordial dos pais.

         O nosso lar deve ser a primeira igreja que nossos filhos irão frequentar, não adianta encaminhá-los ao templo se em casa o que eles presenciam é tudo menos um lar cristão. Muitos pais lamentam o fato de não poderem ver seus filhos servindo ao senhor, mas na maioria dos casos o que faltou foi a sua dedicação em criá-los na doutrina do senhor. E não adianta ensiná-los depois da infância quando o seu caráter já foi influenciado pelo sistema mundano, eles devem aprender desde bebês, como diz em provérbios "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. (Pv 20.11). Maria e josé cumpriam a ordenança da lei de Moisés, tanto que jesus com 12 anos de idade discutia com os doutores "E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. (Lc 2.46). Concerteza não era só porque jesus era Deus que ele possuía um grande conhecimento com tão pouca idade, mas também porque os seus pais eram íntegros o bastante para orientá-lo nos preceitos divinos. É chocante ler notícias de pais que matam seus filhos sem nenhuma piedade, mas mais chocante ainda é ver pais crentes que não se preocupam com a vida espiritual dos seus filhos, o efeito é o mesmo nos dois casos: um assassinato.

          Uma igreja pura e irrepreensível é um reflexo de famílias que vivem em harmonia e dedicação de uns em relação aos outros, se a igreja não começar no lar de modo nenhum ela irá se expandir e não cumprirá sua missão.

Comentários

Postagens mais visitadas