O contraste entre a lógica divina e a lógica humana

          Inquirir sobre o surgimento do universo, do homem e para onde vamos sempre ocupou a mente do ser humano ao longo dos séculos. Muitas vezes essa investigação deixa-o perplexo diante da dificuldade em obter as respostas. Isso acontece porque o homem procura analisar o mundo a sua volta numa perpesctiva humana e não compreende a natureza divina. A lógica humana e a divina se contrastam de forma evidente. Isso fica bem claro no cap. 7 de Eclesiastes, onde Salomão explicita de forma clara e objetiva esse contraste.

  •  Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquente. (Ec 7.2). Quem prefere ir numa casa onde está acontecendo um enterro do que ir numa casa onde há uma festa? provavelmente ninguém. Porém Salomão procura enfatizar que é muito mais proveitoso a primeira opção, pois quando contemplamos a morte somos impulsionados a refletir sobre a nossa vida, sobre o nosso destino eterno, produz em nós um senso de responsabilidade.
  • Melhor é a tristeza do que o riso. (Ec 7.3). Melhor é ficarmos tristes por sermos repreendidos pelo senhor do que termos uma falsa alegria com as coisas deste mundo. Devemos refletir sobre a nossa vida, a tribulação é inerente a vida do crente, a ausência de provações e perseguições podem ser um sinal de que o inimigo está satisfeito com a nossa vida. É claro que o crente não deve ser triste, mas a tristeza sempre opera algo de bom em nossa vida.
  •  Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. (Ec 7.5). Sempre é bom escutar um conselho de alguém mais experiente, mesmo que esse conselho não seja aquele que queremos ouvir. A tendência hoje em muitas igrejas são as pregações preparadas que comovem o público e agrada os ouvintes, mas ainda é melhor ser ferido com palavras duras do que os beijos do falso amigo (Pv 27.6).
  • Melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. (Ec 7.8b). A tendência no mundo é o indivíduo se impor, ser inflexível, não mostrar fraqueza. Mas a bíblia manda ser manso e paciente, ser compreensivo, construir relacionamentos, respeitar o próximo independemente de sua condição social, isso é demonstrar força, o humilde de espírito será sempre reverenciado.
              Esses são apenas alguns aspectos do contraste entre a perpesctiva humana e a divina. Por isso é difícil compreender a maneira do senhor trabalhar em nossas vidas, mas não temos que compreender temos que confiar. Quando conhecemos alguém de forma íntima é mais fácil confiar, o desconhecido sempre nos traz receio e cautela. Quando andamos de bicicleta pela primeira vez, nosso primeiro dia de aula, trouxe-nos insegurança e temor. Devemos conhecer mais a Deus para confiarmos mais nele. Quando conhecemos a Deus nossas atitudes são sempre contrárias ao senso comum. É glorioso ver um crente que mora num casebre, enfermo, sem condições financeiras, mas que não para de cantar. O crente é conhecido por essas atitudes. Me lembro agora de um testemunho: um avião estava sofrendo uma turbulência com sérios riscos de cair, perdendo altura, enquanto todos estavam desesperados pelo que poderia acontecer, um crente estava sentado no seu banco sem se mexer e com uma aparência tranquila, quando um dos passageiros percebeu o seu comportamento perguntou: você é crente não é? A mente do crente trabalha de maneira diferente totalmente diferente dos padrões humanos, pois nós temos a mente de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas