O que Deus não despreza

         Na concepção humana aquilo que é desprezível é aquilo que é insignificante, que não possui ostentação, que não transmite uma imagem de superioridade e importância. As pessoas qualificam as outras de acordo com o seu modo de vestir, sua profissão, o bairro onde mora, seu grau de instrução e etc., se esses requisitos não estiverem de acordo com a opinião geral do que seja aprazível, a pessoa é desprezada e descartada dos círculos sociais. Porém a lógica divina, como sempre, difere completamente da lógica humana.

           Deus despreza os soberbos, os autossuficientes, aqueles que se vangloriam de suas realizações e habilidades "Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tg 4.6). Para conquistar a atenção de Deus, os requisitos são outros: humildade, abnegação e amor ao próximo, Deus despreza o soberbo porque ele não sabe reconhecer a contribuição do próximo naquilo que ele realiza e nem atribui a ele a glória que lhe é devida, mas olha o que o senhor não despreza "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Sl 51.17). É bem conhecida a história da consagração de Davi como rei. Os seus irmãos eram mais robustos do que ele, tinham mais experiências na guerra, Davi era um simples jovem, que cuidava das ovelhas de seu pai. Era tão improvável, aos olhos humanos a escolha de Davi como rei que seu pai esqueceu de mencionar o seu nome a Samuel (1Sm 16.11). Quando Eliabe apareceu com a sua aparência de soldado guerreiro, com os seus músculos avantajados e semblante duro, Samuel logo concluiu "Certamente, está perante o senhor o seu ungido" (1Sm 16.6b). Mas quem disse que o Senhor estava procurando por isso? o coração quebrantado e contrito de Davi comoveu o Senhor e ele falou "Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Sm 16.7).

         A nossa intelectualidade não atrairá o favor de Deus a nós, nem mesmo o serviço que prestamos a ele chamará a sua atenção, mas "a um coração quebrantado e contrito, não desprezarás, ó Deus." Deus se regojiza quando reconhecemos nossas limitações e humildes rogamos a sua intervenção. Os judeus ofereciam ao senhor diariamente seus sacrifícios de animais, como se isso bastasse, porém Davi ensina que os "sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado". Da mesma forma alguns crentes agem na obra do senhor como se Deus fosse o patrão e aquilo que fazem para ele é semelhante ao trabalhador que assina o ponto no final da jornada de trabalho, é como se dissessem já fiz a minha parte que Deus não me peça para fazer mais nada. Porém o Senhor requer muito mais do que isso, ele quer a nossa devoção, Deus não despreza um coração apaixonado por ele, pode ser quem for, um servente de pedreiro ou um médico consagrado, ele não impõe condições como o homem faz, a não ser a de um coração que não vive sem ele.

         Inteligência, riqueza, status social passam despercebidos aos olhos do senhor, o que é descartável para o mundo pode ser essencial para Deus, o que é insignificante para a sociedade torna-se de grande utilidade nas mãos do senhor, podemos não possuir grandes talentos e habilidades, mas ofereçamos o que temos, mesmo que ♫ Tudo o que eu tenho a te ofertar é um quebrantado coração.♫

Comentários

Postagens mais visitadas