"recebei com mansidão a palavra em vós enxertada"

          A palavra "enxertada" empregada por Tiago no cap.1, ver.21 do seu livro, pode também ser traduzido por aquilo que é inato, congênito, ou seja, assim como um galho só tem vida quando implantado ou enxertado na árvore, o crente só tem vida espiritual quando a palavra de Deus faz parte do seu ser, quando ela é parte integrante da sua essência. A palavra também é usada como semente em 1 pedro 1.23, onde diz que nós fomos gerados de semente incorruptível e não da corruptível. 

           A analogia da árvore para ilustrar a relação do crente com a palavra de Deus tem o intuito de ensinar que não devemos recebê-la superficialmente, não devemos contentar apenas em ler alguns versículos por dia ou só no momento da leitura oficial na igreja, devemos meditá-la dia e noite para que os seus ensinos façam parte da nossa própria personalidade, os nossos pensamentos e caráter devem refletir a essência da bíblia sagrada, por isso o apóstolo paulo afirmou "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens."(2Co 3.2). Nós somos a única bíblia que muitos irão ler. Quantas vezes quando estamos nos comportando de certo modo e repentinamente surge um versículo em nossa mente dizendo que aquele comportamento não é apropriado, isso acontece porque a palavra de Deus está enraizada em nossa mente e intelecto, antes mesmo de fazermos algo ela como se fosse um semáforo sinalizando para parar nos alerta sobre o perigo que corremos. Que possamos seguir o conselho de Tiago "Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era."(Tg 1.23,24).

           Em joão cap.15, Jesus também usa a ilustração da árvore e seus galhos para enfatizar o relacionamento do crente com a sua palavra. Assim como o galho da videira só dá fruto quando implantado na árvore o crente só produz fruto quando enxertado em Jesus, nossa fonte de vida e alimento. Não há um meio termo, ou o galho está implantado na árvore e produz fruto ou é jogado fora e seca e morre, não há como implantá-lo e retirá-lo seguidas vezes. Assim como a semente brota e germina até se tornar uma árvore frondosa e que produzirá muitos frutos, o crente é uma semente plantada pelo senhor que dará o seu fruto na estação própria (Sl 1.3), se a palavra do senhor tiver o devido lugar em sua vida. Muitos perderam a oportunidade de ter uma vida de sucesso e prosperidade pela rejeição aos mandamentos divinos, Saul poderia ser um rei famoso e de grandes realizações se tivesse obedecido ao senhor, Salomão começou bem o seu reinado, mas fracassou pois não soube perseverar até o fim amando a lei do senhor, tudo o que a lei de Moisés ordenava ele contariou (Dt 17.14-20).

           Que possamos tratar devidamente a palavra de Deus como ela é, que ela possa fazer parte da nossa estrutura emocional, que os nossos pensamentos e atitudes estejam pautados nos seus ensinamentos, que os seus mandamentos sejam percebidos através de nossa vida.

 

Comentários

  1. Me ajudou muito a ministrar uma palavra parecida...

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor,ainda estou no meu quarto aonde eu clamei de boca no chão, enfrentando situação que nunca pensei que passaria. O pecado fica muito caro para as pessoas ,empede tudo.Hoje sei o resultado do pecado,sabeas maldições de Deuteronômio 28; apartir do verc 15 pois quase tudo mim aconteceu é ainda tá doendo muito mas agora sei que vou poder gozar das promessas de DEUS de Dt 28-1;14 essas palavras mim ajudou muito. Agora vou estudar mas é mas ore por nós, Deus tá no controle de tudo.Amém

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, alguém foi bem direto na resposta, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Hoje muita gente não quer examinar a palavra de Deus, se esquece que so a palavra de DEUS. É alimento para A ama corpo e espírito.esse estudo é muito boom obrigado fica com Deus na paz do Senhor Jesus DC Carlos André ipda RJ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas