pensando nas coisas honestas

             A mente humana é capaz de armazenar informações, dados e imagens que não deixa nada a desejar em relação aos equipamentos tecnológicos mais modernos. O nosso conhecimento de mundo vem através da nossa mente ao observarmos o mundo exterior e aprender com as experiências. A mente tem um poder incrível sobre a nossa personalidade, não sendo absurdo falar que somos aquilo que pensamos. Por isso a bíblia diz: "Porque, como imaginou na sua alma, assim é" (Pv 23.7a). Aquilo que pensamos determinará nosso comportamento.

             Paulo escrevendo aos filipenses recomenda: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fp 4.8). A nossa mente deve estar fixada nas coisas que nos trarão edificação. É verdade que  nesse mundo corrompido, onde a iniquidade está presente em todos os lugares, presenciamos coisas que nos trarão pensamentos impuros, mas como a memória de um computador nós podemos "deletar" aquilo que nos faz mal. A melhor maneira de conservarmos a nossa mente pura é fixando-a em Deus "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Is 26.3). A mídia oferece diversos tipos de entretenimento, mas que não trazem nenhuma contribuição espiritual, por isso ao invés de ocuparmos nossa mente com as coisas fúteis desse mundo, enchemo-la com a palavra de Deus, uma mente que está pautada nos princípios bíblicos será uma benção para todos os que estão a sua volta.

             Jesus declarou: "dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." (Mc 7.20-23). É nos nossos pensamentos que o pecado é concebido, a nossa atitude exterior é uma mera consequência daquilo que já planejamos mentalmente, por isso o senhor jesus foi enfático ao declarar que aquele que atentar numa mulher para a cobiçar já no seu coração cometeu adultério com ela. Normalmente o pecado é concebido na nossa mente quando estamos ociosos, daí vem aquele ditado "mente vazia, oficina do diabo", foi assim que Davi pecou (2 Sm 11). Devemos proteger nossos pensamentos, alimentar nossa mente com coisas sadias, quem é o ser humano que não seja um suicida, toma uma garrafa de veneno sabendo que aquilo lhe trará a morte? assim também devemos selecionar aquilo que o nosso pensamento absorve, é uma questão de amor por si mesmo.

            Deus concedeu ao ser humano uma mente extraordinária, a inteligência do homem é fantástica, mas mais fantástico ainda é podermos usar essa capacidade para glorificar o criador "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Sl 119.11).







             

Comentários

Postagens mais visitadas