As armas para se vencer gigantes

          A história de Davi e Golias é muito conhecida, um jovem sem nenhuma experiência na guerra derrotou com uma só pedrada um gigante filisteu. Mas não foi só com uma pedrada que Davi conseguiu essa vitória, ele usou diversas armas sem as quais ele sequer teria ousado desafiar o gigante. A história da vitória de Davi sobre Golias traz ricas lições para a nossa vida, principalmente porque frequentemente somos desafiados por gigantes que se assemelham ou são mais assustadores do que Golias.

           A primeira arma que Davi usou foi a Fé.  A fé antecede qualquer obra, sem fé ninguém ousa fazer nada, ninguém se propõe a fazer algo se não acredita naquilo. A bíblia diz que "Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para a salvação da sua família, preparou a arca (Hb 11.7a). Primeiro Noé temeu, ele acreditou que o que Deus falou era verdade, depois ele agiu preparando a arca. Davi teve fé quando enfrentou Golias "Davi, porém, disse ao filisteu: tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (1 Sm 17.45). Para se vencer gigantes temos que acreditar que por mais recursos que o gigante tenha, nosso Deus é o Deus da guerra não há batalha difícil que ele não possa vencer.

            Davi se antecipou ao gigante.  A bíblia relata que "E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu." (1 Sm 17.48). Antes que Golias esboçasse qualquer ataque, Davi se apressou tomou a pedra que tinha no seu alforje e arremessou contra o filisteu. Se quisermos derrotar gigantes temos que antecipar o seu ataque, devemos estar preparados para quando ele estiver pronto a lançar suas setas estarmos devidamente aparelhados para não sermos feridos, a fé é o nosso escudo "tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Ef 6.16). Antes que o problema venha devemos nos proteger, para não sermos derrotados por ele "Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena." (Pv 24.10).

            Davi estava preocupado com a reputação de Deus. Se quisermos ter o senhor como aliado na batalha é só lutar em prol da sua glória, em qualquer peleja que enfrentarmos devemos pedir ao Senhor que a nossa vitória seja para louvor do seu nome. Davi indagou "Quem é, pois, esse incircuciso filisteu, para afrontar o exército do Deus vivo? (1 Sm 17.26b). Ele se indignou com a afronta de Golias contra o exército do Senhor, Davi sabia que o Senhor lhe daria a vitória para que seu nome fosse honrado diante de todos. O Senhor também nos dará vitória em nossa lutas diárias para que o seu nome seja glorificado!

             Davi teve ambição.  Parece estranho colocar aqui a ambição como uma arma para se vencer gigantes, mas ninguém entra numa batalha sem almejar algo, até mesmo terrena, material. O desejo de algo é que nos move nos momentos de desânimo. Davi perguntou aos seus compatriotas "Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? (1 Sm 17.26) a resposta era: "o rei enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará sua filha, e fará isenta de impostos a casa de seu pai em Israel. "(1 Sm 17.25). Uma maneira de combater o desânimo é visualizarmos o que poderemos ganhar se perseverarmos lutando até o fim. Davi concerteza teve medo, pensou em recuar mas quando lembrava o que poderia obter se vencesse o gigante renovava sua coragem. A ambição não é pecado desde que  não seja para nosso próprio proveito egoísta "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tg 4.3).

              Gigantes sempre nos irão afrontar, o relato da batalha entre Davi e Golias é muito pertinente principalmente para ser aplicado na vida do crente. Esse foi apenas um aspecto abordado nessa história, muitas lições espirituais podem ser tiradas desse confronto entre um pequenino jovem hebreu e um gigante filisteu.
           

Comentários

Postagens mais visitadas