O paradoxo do Reino de Deus

            Paradoxo consiste naquilo que é contrário a opinião comum, aquilo que é aparentemente contraditório, mas que faz sentido. Um clássico exemplo de paradoxo está contido no poema de luís de Camões "Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente (...) é solitário andar por entre a gente" ..., O evangelho pregado por Jesus Cristo é um verdadeiro paradoxo, o Reino de Deus em si consiste no exemplo mais perfeito dessa figura de pensamento.

              Em Ageu cap. 2.8 está escrito: "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos." Jesus é o dono do ouro e da prata, mas quando veio na terra nasceu numa manjedoura, sua profissão era a de carpinteiro, não tinha nem uma casa "disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." (Mt 8.20). Isso evidencia o fato de que no Reino de Deus a riqueza não é medida pelo montante de bens que o indivíduo possui, a pessoa pode morar numa casa de taipa e ser mais rico do que o presidente dos Estados Unidos "Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela." (Pv 8.11). No mundo a grandeza é expressada pela autoridade exercida em relação aos outros, ser grande é ter muita gente debaixo de suas ordens, porém "Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal" (Mt 20.26). No reino de Deus ser grande é ser parecido com jesus Cristo. Muitos se orgulham por ter estudado em grandes universidades e possuírem um conhecimento elevado, pensam que são sábios por terem desenvolvido uma tese de doutorado e rotulam os crentes de ignorantes, mas a verdadeira sabedoria está reservada para os humildes "Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve." (Lc 10.21). E em Salmos está escrito "O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem;" (Sl 25.14a).

             Fortaleza é sinônimo de autossuficiência, forte é aquele que não depende de ninguém, que pode vencer por suas próprias forças, porém o apóstolo Paulo derruba esse conceito "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte" (2 Co 12.10). Quando dependemos do Senhor e de nossos irmãos para realizarmos algo aí sim estamos fortes, poderemos vencer qualquer batalha contra o inimigo, por isso satanás procura destruir a união entre os crentes e nossa dependência do senhor. A morte concerteza não está relacionada com alegria, a morte é sinônimo de tristeza, lamento e pesar, entretanto podemos nos alegrar com a morte de um irmão, pois está escrito "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos." (Sl 116.15). A morte não é o fim, mas o início de um gozo eterno. No reino de Deus a alegria não está vinculada as circunstâncias, por isso Paulo e Silas cantavam hinos a Deus mesmo estando na prisão. As pessoas buscam alegria em tudo, mas a alegria do crente flui de dentro "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (Jo 7.38).

            O reino de Deus funciona diferente porque o rei é diferente, ele não é humano, é sublime, é mais alto que o próprio céu, por isso quem quiser participar dele tem que ser diferente, para ingressar nesse reino não é preciso ter um currículo ou alguma qualificação, basta olhar para o rei e desejar ser como ele.




            
              

             
          

              

Comentários

Postagens mais visitadas