Deus chama as coisas que não são como se já fossem

            "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hb 11.3). Deus estabeleceu o mundo do nada, as coisas que agora são vistas não foram feitas de materiais já existentes. Da mesma forma encontramos exemplos de servos de Deus na bíblia que foram chamados por ele quando eles ainda eram invisíveis aos olhos do mundo, igualmente Deus chamou a igreja como povo escolhido quando nós não éramos povo.

             Deus disse a Abrão " E farte-ei uma grande nação" (Gn 12.2) e mudou seu nome de Abrão para Abraão, que significa, pai de uma multidão. O detalhe era que abraão tinha 75 anos quando lhe foi dada essa promessa e Sara, sua esposa era estéril, como é que ele ia ser pai de uma grande nação, se nem um filho ele tinha? Deus chama as coisas que não são como se já fossem. Davi era o mais jovem entre os filhos de Jessé, pastoreava as ovelhas de seu pai quando foi ungido rei de Israel. O profeta Samuel ungiu-o com óleo, mas somente esse ato não significava que Davi já poderia ocupar o trono de Israel, ele travaria muitas batalhas até chegar lá, principalmente contra Saul que ocupava o trono na época, era mais uma vez o Senhor chamando aquilo que não era como se já fosse e Davi acreditava tanto nisso que quando teve oportunidade de matar Saul não o fez, porque ele sabia que ele já era rei por decreto divino e o seu tempo ia chegar (1 Sm 24). José era o segundo filho mais novo de Jacó, era o seu filho preferido por isso adquiriu o ódio dos seus irmãos, porém na sua juventude e odiado pelos seus irmãos, o Senhor determinou que ele iria reinar sobre eles, tanto que lhe concedeu um sonho, onde o sol e a lua e onze estrelas se inclinavam diante dele (Gn 37.9). Quando José era apenas um jovem o senhor determinou que ele iria governar o Egito.

             Em Romanos está escrito "Como também diz em Oséias: chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada". (Rm 9.25). Nós estávamos completamente alheios aos própositos divinos, estávamos separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, como diz em Efésios 2.12. Mas mesmo nessa situação o Senhor chamou a igreja de povo quando ainda não éramos povo. Da mesma forma cada crente individualmente pode ter sido desprezado e qualificado de inútil um dia, mas o Senhor já o chamava de servo e herdeiro de Cristo. Não importa a situação quando Deus determina algo ela já existe, mesmo que as circunstâncias sejam totalmente adversas. Deus disse que libertaria o povo de Israel das mãos de faraó através de Moisés, quando ele nem sabia falar direito, disse a Gideão que ele livraria Israel dos midianitas quando ele era apenas o menor na casa de seu pai. Deus chama as coisas que não são como se já fossem.

             Se Deus determinou ele cumpre, mas para isso devemos permanecer no lugar da benção, as promessas do Senhor não são incondicionais. Se acharmos que não somos nada, ótimo! porque é a partir daí que o senhor irá criar aquilo que não existia e irá nos exaltar. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas