convertendo-se como crianças

          Em Mateus cap. 18.3 jesus declara "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." O exemplo da criança como modelo para a nossa vida espiritual traz lições para diversos aspectos da nossa vida. A pureza e inocência da criança faz-nos lembrar que devemos ser "meninos na malícia, e adultos no entendimento" (1 Co 14.20b).

           A bíblia ordena "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pe 5.7). Alguém já viu uma criança ansiosa com o futuro, preocupada se vai arranjar um emprego, com quem vai casar, preocupada se poderá adquirir uma enfermidade? essas são preocupações típicas dos adultos. A criança mais do que qualquer outra pessoa segue fielmente o que jesus recomendou "basta cada dia o seu mal", a criança vive cada dia como se fosse o último, devemos aprender com elas. Paulo recomenda "Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também." (Cl 3.13). É incrível como a criança consegue esquecer depressa uma ofensa, todos nós nos lembramos da nossa época de criança quando nos desentendíamos com nossos amigos prometíamos nunca mais falarmos com eles, mas bastava alguns minutos para que nada tivesse acontecido. Como essa atitude é necessária nos relacionamentos entres os crentes! Paulo escrevendo agora aos Filipenses ordena "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Fp 4.4). A criança consegue se alegrar com pequenos detalhes da vida, não são as circunstâncias da sua vida que determinam a sua alegria, mas sua alegria flui de dentro do simples fato de viver.

            Jesus ao usar a ilustração da criança tinha em mente todos esses aspectos, ele chega a declarar que se não nos convertermos como crianças de modo nenhum entraremos no reino dos céus. Se o nosso orgulho não der lugar a simplicidade da criança e se a nossa dificuldade em perdoar não der lugar ao desprendimento de modo nenhum nos será reservada nossa herança no céu. Não podemos ser meninos no entendimento como diz o versículo referido no ínicio, mas devemos ter o espírito do menino que não faz acepção de pessoas. Para a criança não há barreira social ou racial para se iniciar uma amizade, ela não seleciona, não estabelece critérios como fazem os adultos, não olha a aparência. Jesus se comportou como uma criança no seu ministério terreno, ele não se filiou a nenhuma seita judaica, ele não fez acepção de pessoas, ele pregou aos publicanos e aos pobres, aos fariseus e saduceus, aos israelitas e aos samaritanos e com simplicidade conseguiu reunir multidões ao seu redor. Quando entrou em jerusalém não entrou numa carruagem, mas num jumento. Ele não se importava com a opinião dos outros, ele cumpriu sua missão na terra vivendo um dia de cada vez, não pulou nenhuma etapa até  o seu caminho para a cruz. 

              Devemos ser sinceros e humildes como as crianças, nossos relacionamentos seriam muito mais edificantes se o nosso orgulho e egoísmo não interferisse de modo negativo, impedindo o bom relacionamento entre os membros do corpo de cristo.

             

Comentários

Postagens mais visitadas