"Renova em mim um espírito reto"
O salmo 51 é um dos salmos denominados "salmos penitenciais", são salmos que enfatizam a tristeza e arrependimento pelos pecados cometidos. Davi estava sofrendo a disciplina do Senhor após haver cometido adultério com Bate-seba e o homicídio do seu marido. Davi então roga "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto." (Sl 51.10).
A oração de Davi consiste num modelo para todos os crentes que porventura pecaram contra o Senhor ou que estão passando momentos de sequidão espiritual. A vida cristã carece de uma renovação constante, assim como o sedentarismo afeta a saúde física, nossa saúde espiritual pode ser afetada pela mornidão espiritual. Foi o que aconteceu a igreja de Laodicéia "Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que fosses frio ou quente! Assim porque és morno e nem és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Ap 3.15,16). Eles começaram a se considerarem autossuficientes, devido a sua riqueza material, mas o Senhor jesus os chamou de miseráveis, pobres, cegos e nus. Davi pediu ao Senhor que o seu coração permanecesse com um desejo firme de agradá-lo, que a sua dedicação a sua obra não diminuísse, mas fosse renovada, essa deve ser a nossa oração.
Paulo faz uma advertência séria aos romanos "E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; pois a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." (Rm 13.11). Paulo compara a vida espiritual de alguns cristãos a um profundo sono. Se não renovarmos a nossa dedicação ao Senhor diariamente, a nossa vida pode chegar a esse nível. Ficaremos indiferentes as necessidades da obra do Senhor, negligenciaremos nosso testemunho cristão e ficaremos despercebidos ante a vinda de Cristo. Ninguém é um super crente ao ponto de conservar seu vigor espiritual sem um esforço de sua parte. Todos, sem exceção, devem ter o cuidado para não sucumbir diante da inércia ou "preguiça" espiritual. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas até ele mesmo pediu-lhe para que lhe criasse um coração puro e lhe renovasse um espírito reto. Paulo recomenda aos efésios "Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do espírito." (Ef 5.18). Esse "enchei-vos", quer dizer enchei-vos repetidas vezes.
A renovação da nossa vida espiritual deve ser constante, diariamente devemos conservá-la pura e protegê-la contra a mornidão e o sono espiritual.
excelente reflexão. . .
ResponderExcluir