A natureza da fé

                No cap. 11 de hebreus a bíblia descreve exemplos de servos de Deus que se notabilizaram por sua fé. Ao analisarmos a vida de cada um deles, podemos chegar a conclusão de que a fé não é simplesmente um pensamento positivo ou uma atitude otimista diante dos problemas, ela envolve uma certeza inabalável, uma confiança ilimitada no todo-poderoso.

               Geralmente nós tomamos atitudes baseado naquilo que vemos, só nos movemos em direção a algo quando podemos vê-lo. Noé, porém, construiu uma arca para se abrigar de um dilúvio, sem ver uma gota de chuva caindo sobre a terra, ele apenas ouviu o aviso divino e creu "Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hb 11.7). Ninguém sai de sua terra, onde morou por toda a sua vida, para andar sem rumo, sem um lugar certo para parar. Abraão, porém creu na promessa de que a sua descendência herdaria uma terra que mana leite e mel, mas Deus não lhe disse onde se localizava essa terra, "Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e, saiu, sem saber para onde ia." (Hb 11.8).

                 Quem não preferiria viver num palácio, tendo todos os privilégios de ser membro da família do rei e desfrutar de todas as riquezas reais? Moisés, no entanto, pela fé recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado. (Hb 11.23-26). O crente, da mesma forma, recusa os prazeres temporários do mundo para obter uma herança eterna. O mais louvável na atitude desses homens é que eles não questionaram o Senhor, eles apenas creram. A fé envolve uma confiança absoluta em Deus, mesmo quando não visualizamos uma solução cremos que Deus está no comando, por isso não precisamos questioná-lo, pois temos certeza que ele está nos levando a um caminho melhor.

                   Não precisamos ver para crer e não precisamos que o Senhor nos explique como ele vai solucionar os nossos problemas, devemos somente ouvir-lhe como fizeram os heróis da fé e obedecê-lo, o restante ele fará como nunca faríamos com nosso esforço.

Comentários

Postagens mais visitadas