A Atualidade do antigo testamento
Paulo escrevendo aos romanos enfatiza a atualidade da mensagem do antigo testamento "porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança."(Rm 15.14). A mensagem do AT deve ser aceita em sua integralidade, tudo o que foi ensinado aos antigos é válido ainda hoje.
Somos ensinados a ser santos "Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo."(Lv 19.2). Através dos vários relatos contidos em seus livros somos ensinados a confiar em Deus em todas as circunstâncias, como no episódio da abertura do mar vermelho e quando os 12 espias voltaram de Canaã relatando o que viram. Somos estimulados a crer que o Senhor supre todas as nossas necessidades quando Elias multiplicou o azeite e a farinha da viúva de Sarepta. Somos instruídos a vencer o nosso orgulho para obtermos a benção do Senhor como no caso de Naamã que quando venceu o seu orgulho foi curado da lepra.
No antigo testamento devemos aprender principalmente com a história de Israel, Paulo afirma que "Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos." Todas as calamidades que sobrevieram a Israel servem de ilustração para a nossa vida diária. Não devemos seguir-lhe o mesmo exemplo de desobediência, não endurecer o coração como eles endureceram e não se misturar com o mundo assim como eles se misturaram com as nações que habitavam ao seu redor. A história de Israel nos mostra que o plano de Deus para o seu povo é condicionado a obediência desse mesmo povo, por isso não devemos confiar em nós mesmos, como se fôssemos imunes ao pecado, mas sejamos vigilantes, pois " Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia." (1Co10.12).
A mensagem do antigo testamento se aplica perfeitamente à nossa época, os milagres e ensinos registrados pelos seus escritores devem servir de consolação, edificação e exortação para a nossa vida espiritual.
Comentários
Postar um comentário