Abigail, uma mulher sábia

         A bíblia relata feitos de grandes mulheres que por sua sabedoria e coragem souberam contornar situações que poderiam ter um fim trágico. O que contraria os críticos da bíblia ao afirmarem que a palavra do Senhor coloca a mulher numa posição de inferioridade, ao contrário nenhum livro exalta tanto as qualidades da mulher, exemplo disso temos em Abigail.

          A história de Abigail se encontra em 1 samuel 25. Abigail era casada com Nabal, era formosa e de bom entendimento. Nabal possuía muitas riquezas, porém era um homem tolo. Ouvindo Davi que Nabal estava cuidando de suas ovelhas no deserto, mandou dez jovens ao seu encontro para saudá-lo e para lhe pedir mantimento em recompensa ao que Davi já fizera ao servos de Nabal quando estavam com ele. A atitude de Nabal porém, foi de desprezo a Davi. Davi então ordenou a todos os seus servos que cingissem cada uma sua espada e que não deixasse vivo na casa de Nabal nem mesmo um menino. No entanto um dos servos de Nabal anunciou a Abigail o que este fizera, ela então apressadamente mandou que se preparasse todo o mantimento necessário para levá-lo a Davi e mandou que seus servos fossem adiante dela, porém não declarou a seu marido o que fizera. Ao encontrar-se com Davi prostrou-se aos seus pés e implorou pela vida de sua casa, até porque se Davi tivesse feito isso estaria derramando sangue inocente, ela conseguiu contornar uma situação onde o seu fim seria uma tragédia sem precedentes.

            Vejamos as qualidades de Abigail. Ela era formosa e rica, mas não presunçosa. Era humilde, tanto que deu ouvidos a seu servo que lhe contou o que Nabal fizera. Era corajosa, ao encontrar-se com Davi poderia ter sido morta ali mesmo por ser mulher de Nabal. Tinha conhecimento das promessas de Deus, ela sabia que Davi iria reinar sobre Israel (1Sm 25.30). Soube reconhecer o que Davi fizera por seus servos, ao contrário de Nabal. Agiu rapidamente, não era desleixada, sabia que tinha pouco tempo e não desperdiçou. Soube aplacar a ira de Davi, com sua simplicidade e espírito manso conseguiu convencer Davi de que sua atitude não seria correta e que não desse importância a Nabal, pois tal como o significado do seu nome, ele era tolo. Ela transferiu para si a culpa do marido, era uma mulher que zelava por sua família, a mulher sábia edifica sua casa (Pv 14.1). As qualidades de Abigail demonstra a diferença da mulher sábia para a mulher tola, a verdadeira beleza da mulher não está no seu exterior, mas no seu caráter manso e quieto (1Pe 3.3,4). 

            A bíblia mais do que qualquer outro livro exalta a importância da mulher na família e na obra de Deus, elas possuem qualidades que nenhum homem pode ter, por isso Deus os criou para serem um, unidos num único propósito de glorificá-lo.

Comentários

  1. Suas mensagens são muito boas e vir a seu blog é uma benção.Dou-lhe os parabéns e continue nessa sua força trazendo a cada dia essas mensagens gratificantes de edificação, consolação e exortação. É este o alvo da nossa vida, incentivar a continuar a nossa caminhada pelas veredas da luz, com alegria falando das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais é só clikar. Faça-o de forma a que possa seguir também seu blog. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. a paz do senhor, meu irmão, muito obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas