O maná e o medo do futuro

        O medo do futuro acompanha todo ser humano. O amanhã é incerto. Passamos a vida planejando coisas para se sentir seguro quanto ao futuro. A bíblia ordena confiarmos o nosso futuro ao Senhor. Na carta de Paulo ao Filipenses ele ordena que a nossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus e a paz de Deus encherá nossos corações. A provisão do maná no deserto ao povo de Israel nos ensina que Deus cuida do nosso futuro.

               Deus enviou o maná ao povo de Israel em resposta à sua murmuração "E os filhos de Israel disseram-lhe: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão." (Ex 16.3). O Senhor então diz que enviaria pão dos céus, o povo deveria colher o maná diariamente uma porção para cada dia. No sexto dia Deus enviaria uma porção em dobro para que o povo não saísse para colher no dia sétimo. Cada dia o povo deveria colher somente a quantidade necessária para um dia, não poderiam guardar uma porção para o dia seguinte. Mas alguns não obedeceram "Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles." (Ex 16.20). No sexto dia aconteceu como o Senhor dissera, cada família colheu uma porção do maná em dobro e guardaram uma porção para o dia seguinte. Dessa vez o maná não cheirou mal porque era a vontade do Senhor que eles guardassem para não violar o dia sétimo indo colher no campo. Porém, mas uma vez alguns desobedeceram indo colher no dia sétimo, porém não encontraram nada.

               Podemos fazer uma aplicação prática desse episódio para as nossas vidas. Deus enviava o maná diariamente e o povo só colhia o necessário para aquele dia não podia guardar para o dia seguinte. Deus nos dá a provisão necessária todos os dias não precisamos nos preocupar com o futuro. Deus está no controle, com certeza amanhã o "maná" cairá de novo. As vezes não confiamos e como o povo de Israel guardamos o "maná" para o dia seguinte. Guardamos sentimentos negativos como angústia, ansiedade e inquietação. Não confiamos no controle de Deus e tentamos controlar a nossa vida com as nossas ações. O remédio para a preocupação é confiarmos na palavra do Senhor. Por duas vezes o povo de Israel não acreditou na palavra de Deus, quando Deus disse que não guardasse o maná para o dia seguinte porque no dia seguinte Deus enviaria novamente e quando no sexto dia ele mandou maná em dobro para que o povo não fosse colher no dia sétimo. Devemos confiar em Deus diariamente "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta cada dia o seu mal." (Mt 6.34)

               O medo do futuro é combatido quando confiamos na palavra do Senhor. Confiamos que ele cuida das nossas necessárias diárias e que ele está no controle. Não precisamos ficar ansiosos planejando todo o nosso futuro. Basta cada dia o seu mal.

Comentários

Postagens mais visitadas