"Sair para fora": A essência da igreja


         A palavra igreja é uma tradução do termo ekklesia que significa "chamados para fora". Se formos analisar a bíblia chegaremos a conclusão de que a essência da igreja é exatamente essa "sair para fora". A função da igreja é ir de encontro aos pecadores. Uma igreja não pode ser chamada de igreja entre "quatro paredes".

             O chamado para "sair para fora" começa logo com Abraão. "Ora, o Senhor disse a Abrão: sai-te da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (Gn 12.1). Abraão foi convocado por Deus a deixar sua família para ir a uma terra que iria receber por herança. Ele foi obrigado a sair da sua zona de conforto. A obediência de Abraão foi extremamente importante no plano divino de salvação da humanidade.

           Moisés estava no deserto apascentando o rebanho de ovelhas do seu sogro. Estava envolvido com seus afazeres diários. Quando um anjo aparece para ele e o convoca " Vem agora, pois, e eu te enviarei a faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito." (Ex 3.10.). Moisés foi ordenado a sair do seu lugar.

      Elias estava deprimido depois que Jezabel ameaçou matá-lo. Assentou-se debaixo de um zimbro e pediu sua morte. Porém, Deus o manda sair daquele lugar de sofrimento "E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho." (1Rs 19.7).

            Jesus chamou os 12 apóstolos para uma nobre missão. "E indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus." (Mt 10.7). Jesus não os chamou para ficarem em jerusalém promovendo reuniões, mandou eles saírem.

         O apóstolo Paulo é o maior exemplo da nobre missão da igreja. Ele simplesmente percorreu todo o Império Romano pregando o evangelho. Em três viagens missionárias evangelizou o mundo de então com poucos recursos naturais, mas com o desejo de se gastar para o Reino de Deus.


          A ordem permanece "saiam para fora"! Nossa zona de conforto, nossos afazeres diários ou nosso lugar de sofrimento podem alimentar nossa negligência em sair. Mas como os servos de Deus da bíblia, levantemo-nos, pois comprido será o nosso caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas