A atitude do crente na tribulação

                 A tribulação é inevitável na vida do crente, de uma forma ou de outra seremos atribulados. O simples fato de vivermos num mundo corrompido e perverso nos aflige tornando-nos ansiosos pela vinda de Cristo. A bíblia não nos ensina como evitar a tribulação, mas ela nos instrui em como passar por ela. Abrãao consiste num exemplo ímpar de como enfrentar a tribulação agradando a Deus.

                 Abraão recebeu uma promessa de que seria pai de uma grande nação, porém vários obstáculos tornavam essa promessa inviável, mas ao invés de Abraão atentar para eles, a bíblia afirma que "E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois já era de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;" (Rm 4.19,20). Abraão recebeu essa promessa quando tinha 75 anos, só que ele não a viu cumprida no dia seguinte, passou-se 25 anos até que Isaque, o filho da promessa, nascesse. Como é que Abraão suportou esse período de 25 anos sem duvidar que o senhor lhe cumpriria essa promessa? se antes já era impossível, pois Sara era estéril, quanto mais agora que Abraão tinha 100 anos! porém no versículo acima referido vemos qual foi a atitude de Abraão enquanto a promessa não se cumpria, ele foi fortificado na fé dando glória a Deus. Ele não murmurou, não duvidou que o Senhor era poderoso para fazer, mas ele passou pela provação dando glória a Deus.

                 Essa atitude de Abraão lembra-me um hino da harpa cristã "Se um hino cantar tu puderes, nas horas de grande aflição, então voáras, se quiseres, até a celeste mansão;" (hino 302 da HC). Jesus momentos antes de ser crucificado cantou um hino (Mt 26.30). Louvar em meio a tribulação atrai a atenção de Deus, Paulo e Silas atrairam a atenção de Deus louvando-o enquanto estavam presos e o senhor abalou os alicerces da prisão. Nossa vida pode ter momentos de intensa aflição e angústia, poderemos optar por murmurar e não crer na intervenção divina ou podemos cantar e ser fortalecidos na graça.

Comentários

Postagens mais visitadas