"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do senhor"

               A casa do senhor é o lugar onde ele manifesta a sua glória, onde os crentes em cristo exercem a comunhão e onde aprendem os seus caminhos. Não é um mero espaço de convívio social, é um lugar santo. Devemos ter a mesma reverência na casa do senhor como teve Moisés, quando o senhor lhe ordenou "tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."(Ex 3.5b). Porém, qual a nossa atitude na casa do senhor, vamos alegres ou só vamos porque não temos nada melhor para fazer? não há lugar melhor na terra do que a casa do senhor "Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil."(Sl 84.10a).

                No AT, o templo simbolizava a presença do próprio Deus, o templo significava Deus em meio ao seu povo. No templo o povo de Israel poderia pedir perdão por seus pecados, clamar a Deus quando a seca e a fome assolasse a nação, era o lugar onde o estrangeiro poderia se integrar a nação israelita e onde o exército de Israel poderia suplicar a direção do senhor na guerra. Várias vezes a glória do senhor encheu o templo de uma forma especial, tanto que em certa ocasião os sacerdotes não podiam estar em pé para ministrar (2Cr 5.14). Logo depois de Salomão orar consagrando o templo, Deus respondeu de uma forma gloriosa "E, acabando salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do senhor encheu a casa."(2Cr 7.1). O templo era sagrado, pois era a própria habitação de deus, era o lugar onde ele se manifestava de modo especial.

                  No NT, o templo de Deus somos nós, o nosso corpo constitui-se na habitação de Deus. A igreja como espaço físico não tem a mesma representação do templo israelita, pois o espírito santo veio habitar em nós, de modo que o nosso corpo é o templo do espírito santo. No entanto, devemos nos congregar num espaço físico que é a igreja e assim como Deus se manifestava no templo de Israel, a igreja é o local onde Deus se revela ao seu povo, onde o espírito santo distribui os dons espirituais, onde milagres acontecem, onde o pecador se arrepende e é redimido pelo Senhor. Portanto a igreja não é local de entretenimento como muitos querem transformar, não é uma opção de lugar onde vamos no domingo, é o lugar onde o sobrenatural acontece, onde quem entra não pode sair da mesma forma que entrou.

                 Diante disso cabe-nos refletir que motivos está nos levando a ir a casa do senhor, estamos no mesmo espírito de Davi "alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do senhor"(Sl 122.1)? ou só vamos a igreja se não há nada melhor para fazer? a igreja é o pedacinho do céu aqui na terra, se rejeitar-mos esse pedacinho que o senhor nos oferece, ele não irá entregar a porção inteira.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas