A bíblia: a constituição do reino de Deus

               Todas as nações são regidas por constituições, sejam elas escritas ou manifestada pelos costumes dos povos. A constituição brasileira foi promulgada em 1988, ela delimita princípios que devem ser obedecidos por todos, como por ex. o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da igualdade, ela estabelece direitos e garantias individuais, como por ex. o direito à vida, à livre manifestação de pensamento e a liberdade de consciência e de crença, da mesma forma ela determina quem poderá e de que forma exercer o poder em nome do povo, ou seja, quem irá administrar "a coisa pública." A constituição brasileira também estabelece matérias que não podem ser alteradas, são as chamadas cláusulas pétreas, por ex. o voto direto e secreto e a forma federativa de estado, essas matérias não podem nem sequer serem postas em votação para serem alteradas, a não ser que essa alteração tenha como objetivo reforçar esses direitos. Igualmente no reino de Deus temos uma constituição que governa os súditos desse reino, a bíblia sagrada.

                A bíblia estabelece os princípios do reino, que podem ser apreendidos através do sermão da montanha pregado por jesus (Mt 5.3-12). Os súditos do reino de Deus devem ser pobres de espírito, ou seja, não podem se achar autossuficientes, mas totalmente dependentes do senhor. Devem entristercer-se diante de suas fraquezas e pecados e com o pecado que reina no mundo, devem ser mansos, ou seja, submissos ao controle divino, andando em humildade, devem ter fome e sede de justiça, a fome vista em Moisés que desejou ardentemente a presença do senhor e declarou que só continuaria a jornada no deserto se o senhor fosse com ele (Êx 33.15), consiste em desejar ter uma comunhão plena com o senhor. Os participantes do reino de Deus também devem ser misericordiosos, solícitos quanto à necessidade do próximo e procurando aliviar seu sofrimento, devem ser pacificadores e não contenciosos, devem ser promotores da paz, pois agora eles tem paz com Deus e por fim um princípio fundamental do reino de deus, todos aqueles que procuram viver em santidade serão perseguidos, porém devemos nos alegrar, pois dos tais é o Reino dos céus.

              A bíblia também estabelece os direitos e garantias individuais dos membros do reino de Deus. O maior de todos e fundamento da nossa fé "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos crêem no seu nome" (Jo 1.12). Como filhos filhos de Deus temos direito a uma herança eterna "E se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de cristo;" (Rm 8.17a). Também temos a garantia de todas as promessas divinas, o espírito santo "E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o espírito do seu filho, que clama: aba, pai."(Gl 4.6). Como filhos possuímos todos os privilégios do Senhor Jesus, iremos reinar sobre as nações e esmagar Satanás debaixo dos nossos pés. A bíblia também estabelece quem irá administrar a igreja, enquanto manifestação do reino de Deus aqui na terra, em efésios cap. 4.11 Paulo declara que Deus estabeleceu apóstolos, evangelistas, profetas, pastores e doutores, com o objetivo de aperfeiçoar os crentes em cristo para a obra do ministério. Paulo escrevendo a Timóteo determina as qualidades do líder cristão, dizendo que para administrar a igreja, o ministro deve governar bem a sua própria casa (1Tm 3).

                Por último a bíblia também tem cláusulas pétreas que não podem ser alteradas. A primeira e mais importante é a santificação como condição para vermos o senhor (Hb 12.14) esse é um postulado inalterável do reino de Deus. Outra cláusula pétrea está em Números 23.19 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? ou falaria e não o confirmaria?". É impossível Deus prometer e não cumprir. E por fim uma cláusula que jamais será revogada ou alterada "E aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! ora, vem senhor Jesus!"(Ap 22.20).

Comentários

Postagens mais visitadas