Jabez: porquanto com dores o dei à luz

           A história de Jabez é uma das mais curtas da bíblia, toda ela se resume em apenas dois versículos (1Cr 4.9,10). Não se sabe nada dele a não ser o significado do seu nome que era sinônimo de dor e sofrimento e o fato de que ele foi "mais ilustre do que seus irmãos". Porém podemos aprender com esse servo de Deus que soube superar seus complexos.

            Imagine você ser chamado de aquele que causa dor. Onde você chega existe uma imagem preconcebida sua de alguém que causa sofrimento e aflição. Era assim que Jabez se sentia, o nome de alguém na cultura judaica estava estreitamente vinculado a sua própria personalidade. Sua mãe teve um parto complicado no seu nascimento e lhe deu esse nome que lhe traria angústia e frustrações para sua vida. Ele poderia ter passado a vida inteira lamentando o fato de que nunca seria feliz. Ninguém quer se aproximar de uma pessoa que causa dor. Porém Jabez não acreditou no que as pessoas diziam, não se importou com o seu nome. Até porque o simples nome de uma pessoa não pode defini-la completamente. Ele usou sua fé para fazer um voto ao senhor. A bíblia não diz que voto foi esse e nem quando ele foi feito, apenas diz que "E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". Jabez não passou sua vida murmurando e ruminando seus problemas, ele confiou no seu Deus. O senhor poderia mudar a sua história, por mais socialmente excluído que ele fosse Deus o exaltaria.

            A sociedade sempre cria imagens preconcebidas das pessoas. "Aquele sempre vai ser um beberrão", "Aquela sempre será assim sem nenhum pudor", "Aquele nunca conseguirá nada, não sabe fazer nada". Provavelmente todas as pessoas já foram alvo de estereótipos sociais. A nossa tendência é compensar nossas limitações, limitando os outros. Porém o que para a sociedade é um objeto sem valor, para o Senhor é a matéria-prima ideal para o seu trabalho. Deus usa o pequeno para confundir o grande "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; E Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"(1Co1.27). Ele usa o menos cotado para exatamente mostrar que ele é quem seleciona "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna." (1Tm 1.15,16).

            Não podemos nos limitar com nossos defeitos ou incapacidades. Devemos saltar as muralhas dos nossos medos e complexos, o Senhor não nos criou para sermos rotulados de algo que não somos. Mesmo com nossa incapacidade existe algo em nós que o Senhor quer explorar para louvor do seu nome.

 

Comentários

Postagens mais visitadas