Deus não escolhe por faixa etária

             Na história bíblica lemos sobre diversas pessoas que foram escolhidas por Deus para um propósito específico, uns eram letrados outros eram indoutos, uns eram copeiros outros eram pastor de ovelhas, alguns eram velhos outros eram novos. O que podemos concluir disso é que o critério de escolha divino difere muito do ser humano, não importa a idade, profissão ou grau de instrução, o Senhor escolhe aqueles que temem a sua palavra.

               Jeremias foi escolhido ainda no ventre da mãe "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta." (Jr 1.5). Quando ele ainda era um embrião Deus já o havia escolhido. Samuel ouviu a voz do Senhor quando ainda era jovem, a palavra jovem usada no original denota uma pessoa que está na fase da infância até a adolescência, quando Samuel ainda era adolescente Deus o escolheu. José tinha 17 anos quando foi vendido por seus irmãos, porém treze anos mais tarde quando ele estava com 30 anos Faraó o nomeou governador do Egito, nesses 13 anos Deus o preparou para o propósito que ele já havia determinado para a sua vida. Moisés tinha 80 anos quando Deus lhe falou no meio de uma sarça ardente, mesmo com essa idade Deus o chamou para libertar o seu povo do Egito, mesmo cansado e fadigado por sua idade Deus renovou as suas forças para cumprir sua tarefa "Mas o que esperam no senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." (Is 40.31). Noé tinha 600 anos quando construiu a arca para se proteger do dilúvio que havia de vir sobre a terra, sua idade era mais um motivo para que os outros o chamassem de desequilibrado mentalmente.

            Deus não escolhe por faixa etária. Ele conta tanto com a inocência da criança como com  a sabedoria dos idosos, com a força da juventude e com a mansidão dos mais velhos. Não importa o vigor físico ou a pequena experiência de vida, Deus usa tanto a criança que ainda está se desenvolvendo física e mentalmente, como o velho que não mais possui o vigor de outrora. Se estamos vivos é porque o senhor está nos preservando para cumprir em nós o seu propósito, todos por mais limitados que sejam podem ser usados pelo Senhor. Existem coisas que só as crianças percebem, assim como existem outras que somente quem tem uma vasta experiência de vida pode perceber, por isso o Senhor Jesus não desprezou as criancinhas quando os seus díscipulos as repreendiam e nem rejeita os mais velhos devido a sua decadência física. Secularmente o mercado de trabalho é rígido no critério de escolha por idade, os jovens sempre tem mais oportunidade, enquanto os mais velhos são descartados, porém no Reino de Deus todos tem a oportunidade de contribuir.

            Todos são úteis na seara do Senhor, ninguém pode dizer que é jovem de mais ou velho de mais para contribuir para o engrandecimento do Reino de Deus, cada fase da vida traz consigo recursos que podem ser usados para a glória do Senhor.
           

Comentários

Postagens mais visitadas