O pecado como fator desintegrador da sociedade

       São várias as teorias políticas, econômicas ou jurídicas que buscam solucionar os  problemas sociais. Os estudos nessa área são numerosos, porém a bíblia afirma que a origem das mazelas humanas é de ordem espiritual. O pecado não é uma mera abstração humana, ele é real, seus efeitos são patentes. Quando o pecado entrou no mundo afetou o ser humano física, emocional e espiritualmente e suas relações entre si tornaram-se cada vez mais hostis.

         O pecado afeta o homem fisicamente. No salmo 32.3 Davi relata a sua dor por ter pecado "Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia." E no salmo 51.8 "Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste." A constituição física do homem foi abalada com a entrada do pecado.
         O pecado afeta o homem emocionalmente. "Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio." (Sl 32.4). As doenças emocionais são as que mais afetam o homem nesse século. Ansiedade, depressão e síndromes são resultado da quebra do relacionamento do homem com Deus devido ao pecado.
         O pecado afeta o homem espiritualmente. "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gn 2.16,17). Essa era a sentença para a desobediência: a morte. A comunicação entre a criatura e o criador sofreria um abalo, antes o homem tinha livre acesso ao seu criador, porém depois do pecado essa comunicação tornou-se cada vez mais restrita.

       Para construir relacionamentos o homem precisa estar bem consigo mesmo. Por isso as relações humanas tornaram-se cada vez mais hostis. O homem não tem mais a perfeição de outrora, sua estrutura foi danificada consequentemente sua vida em sociedade foi prejudicada. O efeito negativo do pecado pode ser visto no episódio do primeiro homicídio. Caim não tinha uma fé sincera em Deus, enquanto Abel sim. A principal consequência do pecado é a perda da fé em Deus, a incredulidade na palavra do Senhor é o fato gerador de todos os problemas sociais. Com a queda o homem perdeu a estima por si mesmo, para se autoafirmar ele precisa mostrar ao próximo que é capaz, que pode vencer sozinho. Por isso caim teve inveja de Abel e o matou. O ser humano não consegue satisfação em si mesmo a não ser em competir com o próximo, em mostrar sua superioridade em relação ao outro.

        O fator de equilíbrio de qualquer sociedade é a palavra de Deus. Ela molda o homem para que ele recupere seu estado original. Medidas educativas são importantes, mas o indivíduo precisa ser educado na bíblia. Uma sociedade pluralista e fraterna só se constrói com a bíblia como alicerce.

Comentários

  1. Se não tem lei, não tem pecado; se não tem pecado, anula a graça; se anula a graça, Cristo morreu em vão; se Cristo morreu em vão, p'ra que evangelho; se não tem evangelho, p'ra que igreja; se não tem igreja, p'ra que pregador. http://youtu.be/D6aZOhgocZY (A excelência da didática neste vídeo, não implica em aceitação dos dogmas da igreja em questão). Saiba mais em http://migre.me/69Zqz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas