"Lembrai-vos da mulher de Ló"

       Jesus usou muitas ilustrações para incutir na mente das pessoas sua mensagem. Muitas dessas ilustrações foram retiradas do AT de pessoas ou situações, isso comprova a inspiração divina do AT. Uma dessas pessoas foi a mulher de Ló, sua história pode ser encontrada em Gn 19.12-26. A lembrança de Jesus sobre ela (Lc 17.32) é bastante pertinente para a nossa vida espiritual.

        A bíblia relata que a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Os anjos proibiram categoricamente a família de Ló olhar para trás quando estivessem fugindo de Sodoma. Então porque sua mulher olhou? Porque o seu coração, mente, vontade e emoções, ainda estava em Sodoma. Ela deixou-se corromper pelo modo de vida iníquo daquela cidade, de modo que todo o seu ser ficou preso aquele lugar. Não havia no seu coração disposição de ânimo para uma mudança de vida, representado pela sua saída de sodoma para outro lugar. Atitude semelhante foi tomada pelo povo de Israel no deserto, eles também olharam para trás "E os filhos de israel disseram-lhes: quem dera que nós morrêssemos por mão do senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão." (Ex 16.3). O povo sentia saudade da vida medíocre que tinham no Egito. Não compreendiam a nova vida que tinham agora de prosperidade e benção, apesar das dificuldades do deserto.

         Quando olhamos para trás estamos demonstrando que ainda não estamos aptos pra prosseguir na caminhada rumo ao céu "E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lc 9.62). Devemos ter cuidado para não seguir o exemplo de Israel. O povo se contentava com as panelas de carne do Egito, ao invés de acreditar que em breve estariam morando numa terra que mana leite e mel. O mundo nos oferece todo tipo de iguarias, mas para que se iludir com elas se nos espera um banquete celestial? Atitude completamente oposta a mulher de Ló vemos em Daniel. Ao ser-lhe oferecido o manjar do rei recusou demonstrando que o seu coração não fora corrompido pela iniquidade da Babilônia. O ambiente não determina o caráter de uma pessoa como dizem alguns, mesmo em meio a um ambiente perverso podemos ser fiéis e brilhar "no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; (Fp 2.15b). A direção do céu é sempre apontada para o Norte, não existem placas de sinalização apontando para o leste e para o oeste e muito menos para o sul "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Is 30.21).

         É muito fácil olhar para trás, às vezes por curiosidade damos uma espiada de leve. Por isso devemos exercer uma vigilância constante. Não é muito díficil sermos envolvidos por "Sodoma". Logo devemos sempre ter em mente a advertência de jesus "E olhai por vós para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia." (Lc 21.34).

Comentários

Postagens mais visitadas