Provaçãoxtentação

          Provação e tentação são termos que comumente se confundem. Não é raro pregadores e pastores empregarem esses termos indistintamente, ou seja, dizer que determinada pessoa tá sendo tentada quando na verdade ela está sendo provada e vice-versa. A bíblia é clara quando distingue esses dois termos.

          A primeira diferença consiste na origem da provação e da tentação. A tentação tem origem na nossa concupiscência, Deus nunca tenta ninguém "Ninguém, sendo tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."(Tg 1.13,14). A provação pode vir como uma ação direta de Deus "O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma" (Sl 11.5) ou permitida por ele como no caso de jó "E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão;" (Jó 2.6a). A segunda diferença é onde reside a maior confusão. A tentação vem somente no limite daquilo que suportamos "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1 Co 10.13), mas a provação supera aquilo que suportamos "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos." (2 Co 1.8). Nessa viagem a tribulação foi tão grande que Paulo pensou em se matar "até da vida desesperamos". Se formos analisar a vida de jó que ser humano suporta uma provação como a dele, na verdade o Senhor fez com que ele suportasse, na tentação a responsabilidade de suportar é nossa. O espírito santo nos impulsiona a não ceder a tentação, mas a atitude de não ceder é responsabilidade nossa, na provação só suportamos porque a nossa força vem do Senhor.

            Uma terceira diferença consiste no fato de que a provação vem para aperfeiçoar o nosso caráter, a provação tem um propósito específico que é moldar o nosso caráter para que ele fique mais próximo de Cristo. Não podemos evitar a provação, um dia ela virá "pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." (At 14.22b), a tentação em certo sentido pode ser evitada. Na verdade a tentação também é inevitável na vida do crente, devido a nossa natureza pecaminosa, mas podemos evitá-la, mortificando os nossos membros "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;" (Cl 3.5). A tentação sempre virá porque ainda não somos perfeitos, mas a medida que enchemos nossos pensamentos com a palavra de Deus, ela se tornará cada vez mais rara em nossa vida. A provação por sua vez sempre estará presente na nossa vida, vem o tempo da bonança, da paz e tranquilidade, mas de uma forma ou de outra somos provados pelo Senhor. Até mesmo a bonança tem a função de nos provar, será que continuaremos a dedicar-nos fielmente ao Senhor quando tudo vai bem? A provação está tão associada a vida cristã que até mesmo Jesus foi provado "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu." (Hb 5.8).

           Um momento ou outro teremos que enfrentar tanto a provação como a tentação. A bíblia nos fornece as instruções necessárias para quando isso acontecer. Ninguém pode afirmar que desistiu da caminhada porque a provação ou a tentação os impediu, porque Deus nos deu o conhecimento necessário para as enfrentarmos "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;" (2 Pe 1.3).

Comentários

Postagens mais visitadas