"De onde me virá o socorro?"

             O salmo 121 é um dos 15 salmos intitulados "cânticos dos degraus" ou "cânticos da subida." Alguns entendem que esses salmos foram escritos em memória do relógio de sol de acaz no qual a sombra recuou dez graus como sinal de que o Senhor concederia mais 15 anos de vida ao rei Ezequias (2 Rs 20.6-10); (Is 38.5-8). Porém provavelmente esses salmos refiram-se aos salmos que os judeus peregrinos cantavam quando subiam a jerusalém para as festas sagradas, por isso "Cânticos da subida".

             O salmo 121 provavelmente foi composto depois de um livramento miraculoso que o Senhor operou na vida do rei Davi. A situação era a seguinte: Davi estava fugindo de Saul e se escondeu no deserto de Zife, num bosque. Os zifeus, habitantes daquela região, sabendo disso denunciaram a Saul que Davi estava no meio deles. Saul conhecendo a astúcia de Davi mandou que eles investigassem se ele ainda estava lá. Porém Davi já tinha mudado de esconderijo, estava agora no deserto de Maom, o que Saul descobriu e foi ao seu encontro. Saul e os seus homens conseguiram cercar Davi e seus companheiros. Davi estava cercado por todos os lados, só podia olhar para cima. Foi aí provavelmente que veio a inspiração para a composição do salmo 121 "De onde virá o meu socorro?". E o socorro veio. Quando Saul conseguiu cercar Davi um mensageiro veio a ele informando que os filisteus tinham invadido Israel. Saul foi obrigado a se retirar e deixar de perseguir Davi para ir lutar contra os filisteus. Aí Davi encontrou a resposta a sua pergunta "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céus e a terra". O relato completo do livramento que Davi obteve está escrito em 1 Sm 23.14-29.

               Assim como Davi também somos cercados por aflições e angústias que nos fazem perguntar de onde virá o nosso socorro. As vezes o problema aparentemente não tem solução como nesse caso do rei Davi. Naquele momento não existia a menor esperança de salvação, Davi e seus homens estavam cercados, não poderiam fazer nada. A única direção onde não havia soldados de Saul era para cima, por isso Davi declarou "Elevo meus olhos para os montes". Elevemos o nosso olhar para cima dos nossos problemas, enquanto olhamos para a direita ou para esquerda só veremos a circunstância desesperadora em que estamos, mas se olharmos para cima certamente virá o socorro. Nunca devemos colocar a dificuldade acima do cuidado e o amor que o Senhor nos tem. Se desesperar é duvidar do seu amor. Não importa quão difícil é a solução do problema, o Senhor resolve.

                  Não é fácil confiar quando estamos cercados por todos os lados por circunstâncias que não podemos resolver. A nossa tendência é murmurar, indagar o motivo daquilo tudo, mas é mais fácil passar por essas situações olhando para cima, pois é nessa direção que percebemos que o exército que nos amedronta não é nada diante do Senhor dos exércitos.
           


           

Comentários

  1. Como a interpretação de texto pode mudar o entendimento das pessoas, não é mesmo? Um ponto final (afirma) e um ponto de interrogação (pergunta), eu sempre quis saber qual era o correto nesse Salmo 121. Fui pesquisar e achei essa explicação, trouxe paz ao meu coração. Obrigada Jeferson Renato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. obrigado por ler, me conforta saber que o blog está edificando pessoas!

      Excluir
    3. obrigado por ler, me conforta saber que o blog está edificando pessoas!

      Excluir
    4. Obrigado por ler, me conforta que o blog está edificando pessoas!

      Excluir
    5. Eu sempre quis saber em que situação Davi falou est frase, e agora eu tive a resposta de forma bem explicada muita boa palavra, obrigado pela explico salmo.

      Excluir
  2. Jaismara 15/10/2015 as 17:35
    Deus abençoe essa interpretação esta clara pois queria muito saber em circunstancia o rei Davi se encontrará ao escrever o salmo 121. obrigada Jerfeson Renato.

    ResponderExcluir
  3. Estou me preparando para trazer a palavra sobre este tema obrigado por me ajudar

    ResponderExcluir
  4. Estou me preparando para trazer a palavra sobre este tema obrigado por me ajudar

    ResponderExcluir
  5. Estudando esse Salmos, vim pesquisar, esse foi o melhor artigo e mais esclarecedor que li (mais fiel).
    obrigado.
    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo comentário, ficou tudo esclarecido, Deus continue abençoando sua vida, Jeferson Renato

    ResponderExcluir
  7. Estou mim prepando pra prega ore por mim jesus ti abencoe

    ResponderExcluir
  8. eu agnaldo bautz passei tambem a entender melhor melhor ligando o texto 1 samuel 14 -29 p/entender o salmo 121 sou adventista agradeço pela sua interpretação obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas