"E logo o barco chegou à terra para onde iam"

         A caminhada rumo ao céu é ilustrada na bíblia através da travessia de um barco rumo ao seu destino final. No percurso há muitos revezes, a viagem não é muito confortável e o perigo das ondas é constante. Porém o que distingue o nosso barco de outros é o nosso capitão. Ele conhece cada perigo da travessia e sabe qual a melhor direção, com ele no barco não há dúvida quanto ao sucesso da jornada "E logo o barco chegou à terra para onde iam". (Jo 6.21b).

           Uma tempestade se levantou quando os díscipulos remavam no mar da galiléia. O vento lhes era contrário. Na vida cristã a direção do vento nem sempre é favorável, pensamos que vamos naufragar, as forças nos deixam, só percebemos a escuridão e as ondas açoitando o nosso barco. Mas se olharmos bem há um homem andando por cima das águas pronto a estender as suas mãos para andarmos com ele. Se olharmos para ele as ondas não nos assustarão e prosseguiremos sem naufragar, se ao invés disso ficarmos preocupados com a tempestade ao nosso redor, não há como evitar: iremos afundar. Devemos sempre ter em mente que a nossa viagem tem um destino final. Ninguém entra num barco para passar o resto da vida andando sem rumo, sem um destino definido. Mesmo aqueles que almejam passar anos navegando conhecendo o mundo, tem um destino, qual seja, cada lugar que ele para. A nossa travessia também tem um destino final "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Fp 3.20).

           Muitos já perderam o mapa da caminhada, não sabem mais o destino que almejavam quando iniciaram a viagem. No início tinham ânimo e ousadia para suportar as surpresas e privações que surgiriam durante o trajeto, porém agora preferem ficar estagnados na imensidão do mar do que se esforçar com os remos em busca da terra prometida. Afastaram o capitão do leme e tomaram eles mesmos a direção, por isso estão sem rumo, pois não conhecem o mapa que leva a terra. Sem o capitão o fracasso é inevitável, ninguém aprende a dirigir um barco por si mesmo. Porém se ele estiver no barco não importa qual estrutura ele tenha ele chegará lá. O escritor aos hebreus recomenda "olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hb 12.2a). Esses termos também podem ser traduzidos por capitão e perfector. Jesus é o nosso capitão, ele na direção é a condição indispensável para o sucesso da viagem, com ele no barco não devemos temer, mas ter a certeza que não importa as ondas nos açoitando chegaremos ao fim da viagem.

             A bíblia é o nosso mapa, jesus é o capitão, os remos são as disciplinas da vida cristã: oração, jejum, consagração, leitura da bíblia. O  porto onde iremos atracar é o céu. Um dia chegaremos lá, para que isso aconteça "Solta o cabo da nau, toma os remos na mão e navega com fé em Jesus". (Hino 467 da HC).
          

Comentários

Postagens mais visitadas