"Pelos seus frutos conhecereis"

           No livro de Mateus, Jesus declara que os falsos profetas seriam conhecidos por seus frutos, pois "Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons." (Mt 7.18). Nós como ramos da videira (Jo 15), devemos dar frutos compatíveis com a árvore em que estamos plantados, se não seremos lançados fora "Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (Jo 15.6).

            Em 2 Pedro está descrito uma série de qualidades que o crente deve possuir, o apóstolo salienta a necessidade de "pondo nisto mesmo toda a diligência" (2 Pe 1.5), indicando que essas qualidades não são produzidas automaticamente, mas depende de nosso esforço constante. O apóstolo continua dizendo: "acrescentai à vossa fé": (2 Pe 1.5-7).

à virtude. Disposição de praticar o bem.
à ciência. conhecimento sistemático da palavra de Deus.
à temperança. moderação, equilíbrio nos desejos.
à paciência. suportar com resignação e com alegria, perseverar.
à piedade. render a Deus a honra que lhe é devida.
o amor fraternal. o amor dos irmãos em Cristo.
à caridade. o amor ágape, próprio de Deus.

               "Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Pe 1.8). Pedro revela nesse versículo que há uma progressão dessas qualidades na nossa vida, "se em vós houver e aumentarem". Uma árvore nunca crescerá se ela não for cultivada. Devemos cultivar as virtudes cristãs em nossa vida para que elas cresçam e todos percebam, assim como uma árvore grande e frondosa que nunca passa despercebida. O Senhor dá o crescimento, mas é dever do agricultor guardá-la contra todos os agentes nocivos que possam impedi-lo. Devemos exercer essa tarefa com temor e tremor "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;" (Fp 2.12).

              "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." (2 Pe 1.10-11). Esse texto demonstra que dependendo do nível de dedicação que o crente exerceu em sua vida, uns terão entrada ampla no reino de Deus, enquanto outros entrarão com dificuldade, quase como "penetra." Quem não gosta de ir a uma festa como convidado de honra? então cultivemos as virtudes cristãs em nossa vida que seremos galardoados, assim como um soldado que batalhou lutando por seu país e recebe do presidente as devidas honras "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Tm 4.7-8).

                Que frutos estamos produzimos? será que quem passa por nós sabe distinguir que espécie de árvore somos? estamos produzindo frutos doces ou amargosos? frutos que proporcionam saúde ou frutos venenosos? Se estamos plantados na videira verdadeira, não produziremos frutos que causam morte, mas vida. Todos desejarão descansar debaixo da nossa sombra, pois o perfume que iremos exalar é o cheiro de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas