Somos mártires de Cristo

         A palavra testemunha (do grego martus) da qual deriva a palavra mártir, não tem apenas o significado de testemunha de um fato, mas também de alguém que se submete a sofrimento físico ou mesmo a morte testemunhando de Jesus cristo. Ser testemunha de Cristo é ser participante das suas aflições (Cl 1.24), é estar disposto a morrer pela causa do Senhor. É ser mártir em potencial.

          As últimas palavras de Jesus antes de ascender aos céus foram "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8). Não podemos restringir o sentido de ser testemunha apenas a pregação do evangelho, a viver em santidade ou ajudar o próximo. Devemos estar conscientes de que se for preciso morrer para que o nome do Senhor seja conhecido e glorificado, devemos aceitar com alegria. Num país como o nosso onde a liberdade religiosa impera é difícil concebermos a idéia de ser perseguido por cultuar a Deus ou ter uma bíblia, mas se somos testemunhas de Cristo, somos mártires em potencial, ou seja, não podemos ignorar a possibilidade de um dia ser preciso darmos a nossa vida por amor a Cristo. Será que o nosso amor pelo Senhor resistiria a uma perseguição? até que ponto seguiremos a jesus? estaríamos prontos a morrer pelo Senhor? "Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus." (At 21.13).

           "Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro." (Rm 8.36). A interpretação deste versículo não pode ser restringida as adversidades que acompanham a vida do crente, mas assim como os apóstolos conviviam com a possibilidade de dar a sua vida pelo evangelho, assim como muitos de nossos irmãos que estão sendo perseguidos hoje por seguirem a jesus também convivem com essa situação, nós devemos estar preparados para isso. Provavelmente isso nunca aconteça, porque o Senhor concedeu-nos a graça de viver em um país livre, mas isso não nos isenta de ter consciência de que ser testemunha de Cristo vai muito além de ser assíduo nos cultos, cantar, pregar ou obedecer os costumes da igreja. Importa sim em sofrer o que Jesus sofreu, ser participante de suas aflições. Se perseguiram a Jesus, odiaram-no e rejeitaram-no porque não a nós "Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." (Jo 15.20).

             Ser testemunha de Cristo implica não somente divulgar seus ensinos, andar como ele andou, mas também estar dispostos a seguir o caminho que muitos já seguiram e estão seguindo hoje, dar a sua vida pelo evangelho. Não somos melhores do que nossos irmãos perseguidos, o Senhor pode na sua soberania permitir que a nossa vida seja ceifada para que seu nome seja conhecido. Será que o nosso amor por Jesus vai tão longe? 

Comentários

Postagens mais visitadas