Aprendendo com o líder

           O artigo que publico agora é de autoria da irmã Fernanda Grasiane, uma de nossas seguidoras.

              Aprendendo com o líder Neemias, percebemos o quanto é importante a cooperação. Ao receber a missão de reconstruir os muros de jerusalém, Neemias sabia o quanto seria difícil e que se levantariam várias oposições à obra, inclusive dos próprios judeus. Ao ler o que ele escreve no cap.2 versículo 18, percebemos uma grande diferença em seu modo de liderar.

              "Levantemo-nos e edifiquemos". Percebe a diferença? em nenhum momento ele se excluiu do trabalho que deveria fazer. Mesmo com a autoridade e liberdade que havia recebido do rei, Neemias não ficou de fora da grande obra. Ele se incluiu no trabalho da reconstrução do muro. É exatamente isso que faz o verdadeiro líder. Ele não manda, ele comanda. Ele participa ativamente dos trabalhos. Não ordena. Motiva. Não se deixa levar pelo poder. O verdadeiro líder tem sabedoria e discernimento. Ele sabe que ao interagir, ganhará mais confiança de seus liderados. Mas o que um verdadeiro líder deve ter? Nos espelhando no grande líder Neemias vamos ver o que realmente o tornava diferente dos outros.

O verdadeiro líder é corajoso. (Ne 4.20). E se Neemias tivesse se intimidado com Sambalate, Tobias  e Gesém? O que seria de jerusalém sem seus muros para protegê-la? o verdadeiro líder deve ter coragem e ousadia para enfrentar seus adversários e vencê-los, pois aquele que está conosco é maior do que o que está contra nós. Nossa coragem provém da  confiança que temos em Deus.

O verdadeiro líder é prudente. (Ne 2.16). Neemias, ao chegar a jerusalém, usou de sua discrição e prudência. Não queria chamar a atenção dos inimigos, por isso observou os muros da cidade sempre à noite, sem que ninguém o percebesse. Ele não revelou o que Deus lhe havia ordenado e nem os seus planos. O verdadeiro líder age na hora certa. Como pois haveria de ser a liderança de uma pessoa que não sabe esperar a hora certa para a realização de seus planos? como seria se este não soubesse a hora certa de falar, expressar? o verdadeiro líder é aquele que sabe esperar a hora certa. Pôr em prática aquilo que tem em mente no momento oportuno.

O verdadeiro líder sabe lidar com seus inimigos. (Ne 2.19). Sambalate, Tobias e Gesém, tentaram por várias vezes atrapalhar os planos de Neemias. Desanimaram os judeus, acusaram Neemias de traição e até tentaram oferecer sua "ajuda" na obra. Tentaram contra a vida de Neemias, mas nada adiantou. Neemias estava determinado a terminar a construção dos muros e não tinha tempo pra discutir com seus adversários. Um líder de verdade não teme armadilhas nem se preocupa com quem irá se levantar. Seu objetivo é realizar seu trabalho de dedicar-se ao que realmente importa: a obra de Deus.

              Seguimos, pois, o exemplo deste grande líder e assim veremos prosperar tudo aquilo que fazemos para o engrandecimento do reino.

Comentários

Postagens mais visitadas