Tu és um Deus que me vês

        As adversidades tem o poder de limitar nossa percepção da presença de Deus. Quando estamos aflitos o primeiro pensamento que passa pela nossa mente é de que o Senhor não está nos vendo. A angústia, a ansiedade e a aflição trazem dúvida ao nosso coração sobre o seu amor e cuidado. Porém há fortes razões bíblicas para crer que o Senhor nos vê.

          Agar viu-se desamparada quando Sara a afligiu e foi obrigada a fugir de sua casa. Porém o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto e lhe prometeu que o filho que ela iria conceber seria grande, sua descendência seria numerosa. Em resposta Agar chamou o anjo que falava com ela de Tu és o Deus da minha vista ou Tu és um Deus que me vês. Elias se escondeu numa caverna devido a perseguição aos profetas do Senhor promovida por Jezabel, mas mesmo numa caverna ele não escapou da vista do Senhor que o repreendeu "Que fazes aqui Elias"? (1Rs 19.9b). Saul foi escolhido como o rei de Israel, no entanto quando ia ser apresentado ao povo se escondeu entre a bagagem. Mas como de Deus ninguém se esconde o Senhor o viu e o tomaram e o apresentaram como rei. (1 Sm 10.20-23). O profeta Jonas tinha a tarefa de anunciar o juízo vindouro a cidade de Nínive, porém desviou o seu rumo indo para um lugar completamente oposto ao que Deus determinara. Jonas achava que escaparia do olhar do Senhor, mas mais uma vez o homem viu-se perplexo diante do seu olhar ilimitado.

            Em Isaías está escrito que "Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim." (Is 49.16). Estamos gravados na palma das mãos do Senhor. Impossível ele não nos vê. Quem passa o dia inteiro sem olhar para a palma das suas mãos? O Senhor também nos vê todos os dias, não há nenhum detalhe de nossa vida que passe despercebido da sua visão. Em Salmos está escrito que "O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens." (Sl 33.13). Em outra passagem "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia."(Sl 33.18). Deus olha para todo os filhos dos homens, mas para os que o temem ele olha de maneira especial, somos a menina dos seus olhos "Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho." (Zc 2.8). E no salmo 139 Davi declara "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? (Sl 139.7). O Senhor nos vê desde quando ainda éramos um embrião "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; (Sl 139.16a).

              Diante desses textos bíblicos temos o refúgio necessário contra a dúvida sobre o cuidado do Senhor na nossa vida. Ele se importa conosco, apesar de sempre nós questioná-lo "Mestre, não se te dá que pereçamos?" (Mc 4.38b). Não obstante a sua glória e majestade ele olha para nós que somos pó, por isso o salmista indagou "Quem é o homem mortal para que se lembres dele? E o filho do homem para que o visites?" (Sl 8.4).

Comentários

Postagens mais visitadas