"Ora, a fé é"

            O capítulo 11, versículo 1 de Hebreus define o que é a fé. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hb11.1). O autor quis explicitar que a fé é o alicerçe daquilo que esperamos. Se tivermos fé nossa esperança nunca será abalada, pois está bem fundada. Ela é a prova das coisas que se não vêem. Apesar de não contemplarmos as promessas divinas, a fé nos dá a certeza que elas se cumprirão, como se estivéssemos vendo-as nesse momento. (1 Pe 1.8).

              A fé como firme fundamento das coisas que se esperam fez com que Calebe esperasse 45 anos para tomar posse da sua herança na terra de Canaã. Sua esperança não desfaleceu, pois estava alicerçada na confiança em Deus, que o fez conservar seu vigor mesmo depois de tantos anos " E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar" (Js 14.10-11). Essa mesma fé fez com que Davi não matasse Saul quando teve a oportunidade. O seu maior inimigo ficou nas suas mãos quando sem saber entrou na caverna onde Davi estava. Seus companheiros logo interpretaram aquele acontecimento como uma providência de Deus, para que Davi matasse seu opositor. Porém a resposta de Davi foi mais sensata "E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR." (1 Sm 24.6). Davi esperava o tempo determinado por Deus para assumir o trono, sabia que esse dia chegaria, por isso não o antecipou, mas teve fé.

              A fé como prova das coisas que se não vêem fez com que Moisés recusasse ser chamado filho da filha de faraó (Hb 11.24), escolhendo ser maltratado com o povo de Israel (Hb 11.25). Ele abandonou os luxos que tinha no Egito, rejeitou a oportunidade de ser uma grande autoridade política para se identificar com o seu povo, sofrendo as aflições dos israelitas. Não considerou as riquezas do Egito como indispensáveis, pois tinha em vista maiores riquezas (Hb 11.26). Ele contemplou o invisível " Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível." (Hb 11.27). "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hb 11.7). O aviso do Senhor de que haveria um grande dilúvio sobre a terra serviu de prova a Noé para que ele temesse e construísse a arca, mesmo não havendo nenhum sinal de chuva. Noé não precisou ver a chuva começar a cair para construir a arca, ele a construiu quando só um crente como ele poderia acreditar que um dilúvio viria sobre a terra.

              Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Não podemos esperar só aquilo que vemos, até "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?" (Rm 8.24). A fé opera quando as circunstâncias lógicas dizem o contrário. Por isso o Senhor desenvolve a nossa fé nas adversidades, pois se tudo está bem não tem como ela ser exercitada. A fé vê o invisível. Espera quando não tem nenhuma razão para esperar. 

Comentários

Postagens mais visitadas